BASES DA AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA

O Fisioterapeuta faz anamnese sim, diferentemente do que muita gente pensa, o Fisio não é técnico, que faz só o que os médicos mandam, a propósito é isso que o ato médico quer fazer dos fisioterapeutas, mas isso é outro tópico, voltando ao assunto original, o profissional da fisioterapia é quem dá o diagnóstico cinesiológico-funcional, e para esse fim , ele deve realizar anamnese e avaliação física!

  • Importância - objetivo da avaliação: proporcionar dados ou informações a respeito de alguma coisa ou alguém para a elaboração de um plano de tratamento ou avaliação;
  • Avaliação:  é o ato de calcular, determinar um valor, reconhecer uma grandeza, a força, a influência de alguma coisa. Tem início com o encaminhamento ou ingresso do paciente e tem continuidade durante todo o processo de reabilitação.
ANAMNESE: compreende a identificação e a história clínica;

IDENTIFICAÇÃO: Nome, Idade, Sexo, Cor (pele), Estado civil, Profissão, Local de trabalho, Naturalidade e  Endereço;

HISTÓRIA CLÍNICA: Queixa principal(QP), História da doença atual (HDA), História patológica pregressa(HPP), História Fisiológica(H.FÍS), História Familial(HFAL), História Familiar(HFAR) e História Social.

EXPLICAÇÕES RELEVANTES

História clínica: é a história da doença contada pelo próprio paciente, ou por meio de um responsável, no caso de crianças, idosos, ou pacientes impossibiltados de falar. Neste caso usar SIC - segundo informações colhidas, por exemplo: SIC mãe, SIC pai.

QP: é o relato do motivo pelo qual o paciente procurou auxílio, ainda que seja anotada com as palavras do paciente, deve ser evitadas expressões grosseiras, exemplo de QP: dor no pescoço.

HDA: deve ser feita preferencialmente em termos clínicos, deve conter época e como foi o início da doença, modo de evolução, tratamento e o mais importante, como se chegou ao terapeuta.

HPP: Relato de doenças passadas, ex: Hipertensão, Cardiopatias dentre outras.

HFÌS: Relato de história fisiológica, mais importante no caso de paciente pediátrico, onde interessam dados como: gestação, tipo de parto.

HFAR: Relato de doenças na família, ex: mãe cardiopata.
  
HFAL: Relato de algo ou alguém que convive com ele em casa e que pode ter relação com a QP.


HSOCIAL: hábitos, vícios, ex: paciente nega ser usuário de álcool e é sedentário.

Exemplo de Caso clínico

Nome: D.V.S.P             Idade: 25 anos
Estado civil: casado       Naturalidade: Amazonas
Cor: parda                    Profissão: estudante
Local de trabalho: não trabalha
End:. rua 12, casa 12, pq 10.

QP: dor no pescoço
HDA: paciente relata que sente dores no pescoço há 2 meses e que se utilizou de compressa térmica e automedicação analgésica para alívio das dores, sem sucesso procurou por auxílio médico, por meio do qual foi encaminhado a Fisioterapia.
HPP: paciente hipertenso
HFAR: pais cardiopatas
HFAL: paciente relata que dorme em colchão semi-ortopédico e faz uso de travesseiros
HSOCIAL: paciente relata ser usuário de álcool socialmente, além de praticar exercícios 3 vezes na semana
Exames complementares: Raio-x

é isso aí...é mais ou menos como se escreve um caso...eu escrevi esse!!!

Abs..
Priscila Vilaça.






0 comentários: